Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

Tratamentos e Serviços

Nutrologia - Plano alimentar - Medicina do Esporte e Exercício

A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ( ex: perda muscular) ou excesso (ex: aumento de gordura corporal).

O que é nutrologia?

A nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ( ex: perda muscular) ou excesso (ex: aumento de gordura corporal).



O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.


Desta maneira o programa de nutrologia da Clínica Higashi utiliza conhecimentos da nutrologia para o emagrecimento saudável, nutrologia esportiva e prevenção de doenças. Dr. Tsutomu Higashi, Dr. Rafael Higashi e Dr. Leonardo Higashi, são todos médicos com títulos de especialistas em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Associação que representa a Especialidade Médica de Nutrologia pelo Conselho Federal de Medicina, pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Nacional de Residência Médica).


Como funciona o plano  médico de nutrologia para o emagrecimento da Clínica Higashi ?


O primeiro passo é diagnosticar quais fatores fisiopatológicos combinados ou isolados estão correlacionados com seu aumento de gordura (ex: alteração hormonal, distúrbios neuropsiquiátricos, sedentarimo, estresse e etc), ou seja, compreender seu organismo globalmente, por isso que a nutrologia é uma especialidade dentro da medicina.


O segundo passo para um plano alimentar  nutrológicamente correto é equilíbrar através do aimentação os nutrientes que são os componentes dos alimentos, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, indispensáveis para a realização de nossas funções vitais.Tanto o excesso, quanto a diminuição de alguns macronutrientes podêm causar danos a saúde como o aumento de gordura coporal e perda muscular.


No plano alimentar nutrológico é avaliado com detalhes a proporção correta de cada macronutriente (carboidratos, proteinas e gorduras) e sua correlacão médica individual de cada paciente, não existe dieta padrão, cada indivíduo pode ter necessidades diferentes, dependendo de sua condição clínica, e objetivos.


De maneira geral para o emagrecimento sustentável e saudável a alimentação do tipo mediterrânea (também conhecida como dieta em Zona) oferece os melhores resultados como demonstrado em diversos estudos (Revista Times e Revista BMJ). A Dieta em Zona ou do tipo Mediterrânea é basicamente elaborado para 40% de carboidratos (principalmente de baixo índice glicêmico), 30% de proteínas (principalmente com baixa quantidade de gordura saturada) e 30% de gorduras (principalmente poliinsaturada).


O terceiro passo é determinar a sua Taxa Metabólica Basal específica, ou seja, determinar a quantidade exata de calorias necessárias para você emagrecer ou aumentar massa muscular, essa medição é realizada através do exame de calorimetria indireta, que é o método atual (disponível) mais fidedigno de medição do seu metabolismo energético.


O que é metabolismo, Gasto Energético Diário e Taxa Metabólica Basal?


Metabolismo é a conversão de alimentos em energia.


Gasto Energético Diário é a medida da quantidade de alimento ou gordura, que é convertido em energia durante todo o dia, já a Taxa Metabólica Basal é a medida de quanto alimento, ou energia, é necessária para manter as funções básicas do corpo como batimentos cardíacos, respiração e manutenção do calor do corpo enquanto você está em um estado de repouso. Esta energia é expressa em calorias por dia. Assim, uma medida da Taxa Metabólica Basal mostra quantas calorias você queima em repouso, fazendo nada mais do que ficar sentado em uma cadeira.


Medida da Taxa Metabólica Basal com o Exame de Calorimetria Indireta:


O Exame de Calorimetria Indireta baseia-se no fato que para queima de 1 caloria (quilocalorias) requer 208.06 mililitros de oxigênio. Devido a esta relação direta entre a queima calórica e consumida de oxigênio, as medições de consumo de oxigênio (VO2), consequentemente  a taxa de queima calórica são praticamente intercambiáveis. O exame requer que todo o ar que uma pessoa respira deva ser coletado e analisado?? com precisão através do sensor de fluxo de ar.


Exame de Calorimetria Indireta realizado no plano alimentar nutrológico da Clínica Higashi 

nutrologia e calorimetria .jpg

 

Porque é tão importante um plano alimentar com a medida precisa de sua Taxa Metabólica Basal ?

  • A maioria das pessoas têm dúvidas sobre o seu metabolismo (ex: lento, rápido ou normal). Saber o quanto o seu organismo realmente queima em calorias, se ele esta mais lento ou mais rápido em relação a média pode ser muito estimulante e motivador, pois pode-se fazer medidas para tanto aumentar o metabolismo ,ou seja, aumentar a queima, e ou diminuir a ingestão de calorias na medida certa, ou seja, na medida exata que eu seu organismo não vai sentir mau.


  • Estabilizar a perda de peso é um dos pontos mais importante de um plano alimentar de emagrecimento. Independentemente do método utilizado para perder peso, a Taxa Metabólica Basal (queima de calorias) do indivíduo irá diminuir após a perda de peso, isto torna muito fácil para o paciente voltar a ganhar peso. Infelizmente isto acontece mesmo com medidas preventivas, como treinamento de resistência. Estudos demonstram que se um indivíduo consiguir manter o seu peso novo durante 6 meses, sua Taxa Metabólica Basal irá eventualmente subir para o nível esperado.Testes freqüentes da medida mais precisa da Taxa Metabólica Basal pode ser a chave para sobreviver a este período crucial. Identificar o número exato de calorias necessárias para manter o peso pode ser a parte mais crítica da informação que você pode ter em um programa de emagrecimento.


  • O acompanhamento com medições periódicas da Taxa Metabólica Basal podêm direcionar o tratamento de maneira mais personalizada melhorando o resultado final do tratamento, por exemplo, mudanças no tipo de alimentação, exercícios físicos, nutrientes (ex: termogênicos), modulação hormonal podêm aumentar o gasto energético (Taxa Metabólica Basal) do indivíduo em quantidades diferêntes, saber exatamente o valor na altereração metabólica de cada mudança terapêutica no indivíduo pode direcionar melhor a dosagem de medicação, hormônios e nutrientes, além de mudanças na prescrição de exercícios físicos que o indivíduo esta realizando.


  • Compreender melhor como é o efeito de cada alimento no organismo de cada indivíduo, por exemplo, estudos sob condições controladas, sugerem que a cafeína pode elevar a Taxa Metabólica Basal em torno de  4%, com 100 mg de cafeína, podendo aumentar até 15%, com 500 mg (equivalente a 5 xícaras de café), este aumento na Taxa Metabólica Basal pode durar até 3 horas, porém estes valores podêm mudar de acordo com a individualidade bioquímica de cada paciente.

 

O que é o tratamento médico de nutrologia esportiva ?


O sucesso do desempenho esportivo é uma combinação entre a genética favorável, vontade, treinamento e uma abordagem consciente sobre nutrição ou nutrologia. Se o atleta é um amador ou profissional, iniciante ou avançado, a importância dos nutrientes como um fator que contribui para o sucesso durante os treinos e competições tem sido reconhecida durante décadas.


A nutrologia é a especialidade médica que dedica-se ao estudo das funções normais dos nutrientes no organismo, e na fisiopatologia, diagnóstico, e tratamento das doenças primárias e secundárias envolvendo distúrbios dos nutrientes. Dentro da nutrologia a nutrologia esportiva estuda a influência do tipo de trabalho muscular (sistema músculo-esquelético) sobre a necessidade do aporte de nutrientes em qualidade, quantidade, harmonia e adequação, influenciando a performance física.  


Como funciona o programa médico de nutrologia esportiva da Clínica Higashi ?

Os seguintes itens são avaliados:


Adequação da produção de energia: o corpo humano deve ser suprido com energia para realizar suas complexas funções. Com o aumento das necessidades de energia induzidas pelo exercício físico, o corpo deve fornecer energia adicional. No programa de nutrologia esportiva da Clínica Higashi estas necessidades devem ser ajustadas para o tipo de exercício físico e objetivos e necessidade do indivíduo (ex: perda gordura, ganho de massa muscular e etc.)


Otimização muscular adequada: A fibra muscular é o local de produção de energia do nosso corpo. A massa muscular que equivale 55% do peso corporal é constituída por diferentes tipos de fibras musculares, as fibras musculares lentas  ou tipo I (fibras vermelhas) recrutam mais gordura para produzir ATP é mais prevalente em atividade ligada ao endurence (predomínio aeróbico) como corrida de longa distância, enquanto a fibra glicolítica rápida ou tipo II (fibras brancas) recrutam mais carboidrato para produzir ATP e esta mais relacionada a atletas de força ou explosão como corredores de 100 metros rasos. No programa de nutrologia esportiva da clínica higashi a alimentação e os nutrientes são adaptados para melhora da performance física do esportista através do estudo do tipo de treinamento, fibra muscular e nutrição do indivíduo.


 nutrologia esportiva e fibra muscular.jpg

 

Adequação correta de alimentos esportivos (suplementos de conveniência): Bebidas energéticas, barras energéticas, shake para esportes, gel energéticos, pastilhas nutritivas são alguns dos alimentos esportivos amplamente disponíveis no Brasil e no exterior, muitos os utilizam sem critério médico e estudo nutrológico por isso não obtêm resposta. O programa de nutrologia esportiva da Clínica Higashi oferece a indicação precisa dos alimentos esportivos para melhora do resultado, custo-benefício.


Controle do peso adequado do atleta: o idealde peso do atleta deve ser baseado na gordura corporal por isso é importante uma acompanhamento detalhada da composição de gordura corporal do atleta. O programa de nutrologia esportiva da Clínica Higashi avalia mudanças da gordura corporal através da bioimpedânciometria de multifrequência segmentada, que é a melhor tecnologia em termos de medição da gordura corporal através de bioimpedância.


Adequação de macronutrientes (carboidratos, proteinas e gorduras) pré-treinos, durante o treino e pós treino: Indivíduos submetidos a um programa de boa forma física devem ingerir quantidade personalizada dos marcronutrientes de acordo com seu organismo e tipo de exercício físico. A refeição e ou suplementos pré-treinos evita que o atleta tenha fome antes e durante exercício e mantém os níveis adequados de glicose para o sangue para os músculos em atividade. A primeira fonte de energia para os músculos durante o exercício são os estoques de glicogênio muscular, quando esta se esgota o organismo utiliza-se de outras fontes de energia em um processo chamado de gliconeogênese, porém durante um exercício de resistência que ultrapassa 90 minutos, como uma corrida, as reservas de glicogênio muscular em níveis criticamente baixos levam o atleta aficar exausto. O programa de nutrologia esportiva da Clínica Higashi personaliza a alimentação e ou os suplementos pré-treinos (1 hora ou menos antes do treino, 2 a 3 horas antes  do treino e 3 a 4 horas antes do treino), durante o o treino e pós-treino.


Suplementação de vitaminas e minerais: Estudos demonstram que a deficiência vitaminica afeta de maneira importante a performance física do atleta, por isso o programa de nutrologia esportiva da Clínica Higashi diagnostica possíveis deficiências vitaminicas do esportista, que possam estar influenciando negativamente em seu desempenho físico.


Suplementação com ergogênicos: recursos ergogênicos nutrológicos incluem qualquer prática nutrológica que possa melhorar a capacidade de desempenhar o exercício, além das adaptações do treinamento. Entre os ergogênicos disponíveis no Brasil e exterior podemos citar o alfa-cetoglutarato, ácido alfa-lipoico, arginina, aminoácidos de cadeia ramificada, aminoácidos essenciais, bebidas oxigenadas, ozonioterapia, chá verde,  bicarbonado de sódio,  Citrus Aurantiun, fosfato de sódio, ginseng siberiano,  glutamina,  HMB,  metil-sulfanil-metano, ornitina, óxido nítrico, quitosana, ribose, sulfato de condroitina, sulfato de vanádio, carnitina e etc. É importante para um atleta profissional que não se utilize nenhuma substância considerada doping pelo World Anti-Doping Agency's (WADA) . Clique aqui e veja a lista de substâncias consideradas doping pela WADA. O Programa de nutrologia esportiva da Clínica Higashi avalia de maneira personalizada a melhor indicação de ergogênicos.



É de fundamental importância que o tratamento médico de nutrologia para emagrecimento, ganho de peso, preventivo ou do esporte seja realizado por médicos com registro de especialista em nutrologia pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira ( Associação Brasileira de Nutrologia), para que o seu resultado seja satisfatório. Toda equipe médica da Clínica Higashi têm títulos de especialistas em nutrologia.

Newsletter
Cadastrar