Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

Notícias

28/9/2012 Clínica da Dor: Taping Terapia no tratamento da dor
A Taping Terapia surgiu no Japão há aproximadamente 20 anos, depois de intensas pesquisas realizadas por Nobutaka Tanaka, acupunturista e Osteopata.

A Taping Terapia surgiu no Japão há aproximadamente 20 anos, depois de intensas pesquisas realizadas por Nobutaka Tanaka, acupunturista e Osteopata. Utilizada no tratamento da Clínica da Dor e na área da Medicina Esportiva por importantes entidades no Japão e Estados Unidos, como a National Athletic Trainers Association. O tratamento com Taping Terapia também vem fazendo sucesso em países como a Coréia, Tailândia e no Brasil. Essa técnica foi aperfeiçoada a partir dos conhecimentos da medicina oriental, cinesiologia e fisiologia muscular que possuem diagnósticos e técnicas específicas de tratamento da dor aguda e crônica. Dessa forma, possibilitam o reequilíbrio dos grupos musculares e das articulações, que contribuem para a normalização da postura.

A Taping Terapia é uma técnica de tratamento que consiste na colagem de fitas adesivas na forma de SPIRAL (fitas estreitas) ou CROSS TAPE (fitas em formas de retículos) sobre a pele, utilizando os mesmos pontos de estímulo cutâneos da acupuntura que são estrategicamente colocadas na região a ser tratada, no sentido ou perpendicular às fibras musculares, com o propósito de corrigir fluxo energético e estimular os meridianos. O princípio de funcionamento do Taping é baseado no fluxo de energia existente no corpo humano, que entra e circula pelo corpo em forma de espiral. "A dor nada mais é que um rompimento desta energia que fica obstruída no ponto da dor". Essa energia pode estar enfraquecida, o que leva à lesão dos órgãos internos. A aplicação de finíssimas tiras de esparadrapo funciona como uma ponte, que restabelece a circulação da energia pelo corpo.(1) (2)

Pesquisas feitas na Universidade de Osaka, Japão, comprovaram por meio de termografia a ação da técnica Taping Terapia, com a aplicação das fitas, verificou-se o alívio imediato nas dores e aumento dos movimentos articulares e diminuição da inflamação.(2)

dor tornozelo .jpg

A aplicação correta das fitas adesivas (K-tape) sobre o ponto específico da dor proporciona uma melhora imediata do problema. A técnica pode ser usada em todos os tipos de lesões e lesões com dor, em contraturas, distensões, processos inflamatórios, articulares, distensões, cãimbras, edemas e outros problemas na musculatura, mas não dispensa o tratamento da causa da dor que deve ser avaliado por médico especialista em clínica da dor e acompanhamento de fisioterapia para fortalecimento e alongamento. Os efeitos benéficos da Taping Terapia são:(2)

.    Antiinflamatório, analgésico, miorelaxante, sinergismo muscular, equilíbrio energético e efeito sobre o Sistema Nervoso Autônomo (SNA).
.    Estimulação dos receptores cutâneos associada à redução da dor e auxilia a propriocepção.
.    Influência especificamente a complexa interação entre a tensão muscular, as articulações, os ligamentos e os nervos.
.    A bandagem levantam a pele e os tecidos. Isto cria mais espaço nos tecidos lesionados. O fluido linfático pode circular mais facilmente, a circulação sanguínea melhora e os receptores da dor são aliviados, melhorando o processo de cicatrização.
.    As fitas geram estímulos que são levados ao cérebro e a resposta volta em forma de reequilíbrio muscular e articular, o que gera o relaxamento das tensões musculares, a diminuição de edemas, melhora da dor, da mobilidade e o desempenho nas atividades do esporte.
.    Melhora ou evolução do estado inicial da maioria dos pacientes em menos de 48 horas e desaparecimento completo da dor em 80% dos casos.(3)

Taping 1.jpg

Para aplicar com sucesso a Taping Terapia, é necessária formação profissional do médico e assistente de saúde e uma banda adesiva elástica especialmente desenvolvida: banda adesiva K-tape que é resistente à água e possui propriedades respiráveis que permitem que seja utilizada com todo o conforto por longos períodos de tempo, sendo a sua elasticidade comparável à dos músculos do ser humano. Não contém quaisquer substâncias adesivas ou farmacológicas ativas, sendo, por conseguinte, inofensiva para a pele. Mantém a sua total eficácia nas mais diversas situações de tensão durante o trabalho, a prática de exercício físico, o banho, natação e outras atividades da rotina quotidiana.

K-take fita.jpg

A Taping Terapia pode ser aplicadas a diversas patologias da dor como dores na coluna, tensão muscular, instabilidades articulares, problemas reumatológicos, ortopédicos, lesões desportivas, lesões por esforço repetitivo (LER), restabelecimento do sinergismo muscular, problemas neurológicos, em casos de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho - elimina a inflamação e promove o equilíbrio das cadeias musculares e articulares) ou patologias discais podem ser tratadas, assim como as enxaquecas, o tinitus, a dor menstrual e os distúrbios urinários. Também é muito utilizada no tratamento, prevenção e preparação pré-treino em atletas e pessoas que praticam atividades esportivas de explosão e impacto.

Taping 2.jpg

Quem acompanhou as Olimpiadas de Londres deve ter notado que muitos atletas têm aparecido com fitas coloridas coladas em muitas partes do corpo, como abdomem, ombro, etc. Por seu efeito rápido e sem a preocupação do dopping causado com o uso de medicamentos, o tratamento tem conquistado o mundo dos esportes e está em evidência nos Jogos Olímpicos de Londres.

Olimpiadas 1.jpgOlimpiadas 2.jpg

Kerri Walsh, reduzir o foco da dor e o jogador Russo Biryukov com o Taping Terapia

Um estudo feito no Brasil, em 2009, monstrou como o tratamento com a Taping Terapia é positivo e auxiliando no sucesso do tratamento da dor crônica e aguda. Participaram do estudo 44 pacientes com lesões neuromuscular e dor, acompanhados de julho a outubro. Os pacientes foram avaliados através de um questionário elaborado pelos pesquisadores. Que procurou analisar a procura pelo tratamento (figura 1), a frequência de sessões por semana (figura 2), permanência do Taping Terapia após aplicação (figura 3) e pontos positivos do tratamento (figura 4).(4)

dor 1.jpg

figura 1

Dor 2.jpg

figura 2

Dor 3.jpg

figura 3

Dor 4.jpg

figura 4

O tratamento da Taping Terapia pode ser feito em qualquer idade, desde crianças até idosos, já os bêbes precisam usar a fita k-tape hipoalergênica, pois a pele é muito sensível.

A grande vantagem da Taping Terapia é o fato de aliar os conhecimentos da medicina oriental com a ocidental, pois trata da parte física (músculos, articulações e nervos) e a parte energética para reequilibrar o fluxo de energia vital(5).

Da medicina oriental veio, também, o  método Bioenergético do O-Ring Test que acrescenta no diagnóstico da lesão e indica a melhor localização energética dos meridianos para aplicação da Taping Terapia. Segue algumas especificações de execução, Segundo:(6)

Em primeiro lugar é importante saber algumas particularidades como:
.    Músculo Indicador: é o músculo ou grupo muscular escolhido, para realizar os testes, deverá ser resistente e fácil de posicionar. O músculo indicador é usado na pesquisa dos fatores ambientais exógenos e endógenos. O músculo escolhido não deve estar com dor ou contratura. Deve estar com boa circulação de energia, isto é, resistente e confiável para oferecer resposta. Em geral os músculos mais indicados são: Deltóide, Supra Espinhoso e Grande Peitoral Clavicular.
.    No Teste Neuromuscular do Anel, a pessoa testada encosta a extremidade do polegar e do indicador, assim são avaliados os músculos Opositor e Flexor Curto do Polegar e os Músculos Flexor Superficial e Profundo dos dedos. Há outros três anéis possíveis: polegar com médio, com anelar ou com mínimo. Deve ser escolhido o anel que demonstre melhor a resposta.
.    Teste Neuromuscular: é o procedimento básico donde se originou a Cinesiologia Aplicada.

O ring test.jpg

Dr. Tsutomu Higashi, já utiliza a Tapimg Terapia há mais de 10 anos em clínica de dor, com auxílio da técnica do O Ring Test.

o ring test 2 .jpg

Para maiores informações sobre a Taping Terapia e Clínica da Dor fique à vontade para entrar em contato pelos telefones (21) 3439-8999 Rio de Janeiro e (43) 2333-8744 Londrina.

 

Referencias Bibliográficas:
  
   1.    TANAKA, Nobutaka - O que é Spiral Taping? Ed. Spiral Taping do Brasil, tradução de Tadamassa Yamada, 2ª edição, São Paulo, 1992.
   2.    PASCOETO, Luciana. Terapia do esparadrapo já é aplicada em Rio Preto. WWW.diariweb.com.br. São José do Rio Preto, 28 de dezembro de 2005. Alternativo
  3.    CARACIKI, Abigail Muniz & Lima, Vagner dos Santos - A Técnica do Esparadrapo e as dores. Rio de Janeiro, 2004.
   4.    DUTRA,  Sileyda e col. Taping Terapia: abordagens e métodos. Instituto Federal do Maranhão. 2009.
  5.    CARACIKI, Abigail Muniz & Lima, Vagner dos Santos. A Técnica do Esparadrapo e as dores na Fibromialgia. 2ª edição, Rio de Janeiro, 2006.
  6.    WU, Kwang. Teste Neuromuscular do Anel. Disponível em : ehttp://acupunturabrasil.org/blog/media/blogs/group/Biblioteca/Tecnicas/O_RING.pdf. acesso em: 06/fev de 2009.
   7.    KASE, K. et col. Kinesio Taping Perfect Manual - Amazing Taping Therapy to Eliminate Pain and Muscle Disorders. USA, 1998.
   8.    What does kinesio taping do?. Retrieved May 16, 2007, from Kinesio Taping in Canada Web site: http://www.kinesiotape.ca/whatitdoes.htm.
  9.    Physio Taping Therapy. 27 mai, 2012,  Physiotaping et sport therapy site: http://www.physiotaping-therapy.com/Physiotaping-et-sport-therapy_a7.html

 

Produzido por:
Andrea Nunes Higashi
Coordenadora de Educação e Pesquisa da Clínica Higashi - Clínica da Dor Rio de Janeiro e Londrina

Newsletter
Cadastrar