Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

Notícias

5/10/2011 Menopausa porque não tratar?
A menopausa é a ultima menstruação espontânea da mulher que acontece geralmente por volta dos 45 até as 60, porém antes disso existe um período chamado de climatério aonde geralmente se inicia os sintomas como os famosos fogachos ou calorões, porém muitas mulheres apresentam outros sintomas como irritação, tristeza, ansiedade, perda do libido, e até depressão

menopausa.jpgMenopausa porque não tratar?

A menopausa é  a ultima menstruação espontânea da mulher que acontece geralmente por volta dos 45 até as 60, porém antes disso existe um período chamado de climatério aonde geralmente se inicia os sintomas como os famosos fogachos ou calorões, porém muitas mulheres  apresentam outros sintomas como irritação, tristeza, ansiedade, perda do libido, e até depressão
 
Mas por que tratar este processo dito como "natural" da vida que todas as mulheres vão chegar algum dia?
 
Os estudos mostram que após a menopausa o osso enfraquece e tende a causar osteoporose e com a reposição hormonal poderíamos evitar isto. Também sabemos que a mulher antes da menopausa tem menos eventos cardiovasculares (infarto, derrame) e que após este risco se iguala ao do homem. Já é sabido há muito tempo que após a menopausa a mulher tem uma queda no metabolismo alem do remodelamento corporal com perda de gordura do quadril e aumento da gordura abdominal, porem estudos preliminares realizados na USP (ribeirão preto) tem mostrado um resultado espantador de queda de até 40 % , na taxa de metabolismo basal, ou seja, elas teriam que comer 40 % a menos para manter o mesmo peso.
 
Existem três hormônios principais que podem ser reposto:  a progesterona, o estradiol e a testosterona. O primeiro hormônio que diminui é a progesterona principalmente pela falta de ovulação em segundo o estradiol que é principal responsável pelos sintomas de fogachos, já a testosterona nem todas as mulheres necessitam de reposição, mas quando necessário é possível utilizar também e apresenta grandes benefícios.
 
Mas então quais seriam os benefícios de uma reposição hormonal?
 
Os benefícios vão desde físicos como melhora da qualidade do osso, maior proteção a eventos cardiovasculares, melhora do colágeno da pele, melhora da libido, até psíquicos como diminuição da ansiedade, melhora da qualidade do sono, melhora do humor, diminuição da irritação, ou seja,  melhora da qualidade de vida e ausência de sintomas  como os fogachos, que alias, a cada dia, que estamos dando mais valor a este sintoma principalmente porque  pesquisas mostrara que no momento dos fogachos o cérebro da mulher tem alterações circulatória.
 

Mas qual seria melhor hora para iniciar uma reposição?

Os estudos mostram que existe uma janela de oportunidade terapêutica para prevenção de eventos cardiovasculares, ou seja, o quanto antes iniciar o tratamento maior será os benefícios.

Muitas mulheres com indicação de reposição deixam de fazer tratamento hormonal por medo de câncer, porem existem varias qualidades e tipos diferentes de reposição, e as pesquisas mais recentes tem mostrado que se a reposição for feita de maneira fisiológica, com hormônios fisiológicos (idênticos aos naturais da mulher), na via correta, não aumenta a chance de câncer como pode até ter um efeito protetor, alias é uma das maneiras mais importante de prevenir doenças como: osteoporose, doenças cardiovasculares, Alzheimer, depressão e ate mesmo alguns tipos de câncer como de colon, Logicamente o tratamento deve Sempre individualizado e pesando sempre os riscos e os benefícios de qualquer terapia.

 

Dr. Leonardo Higashi é médico nutrólogo, endocrinologista e praticante da medicina ortomolecular. Dr. Leonardo faz parte da da equipe médica de terapia hormonal da Clínica Higashi, localizada em Londrina (tel: 43-33238744) e Rio de Janeiro (tel: 21-34398999).

emagrecimento-saudavel-foto-1.jpg

Newsletter
Cadastrar