Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

Notícias

30/7/2015 Alívio da dor com Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) na neurologia e clínica de dor
A dor é a principal causa de afastamento do trabalho no mundo.

A dor é a principal causa de afastamento do trabalho no mundo.

Quanto mais tempo com a dor, maior a chance dela se tornar crônica e incapacitante pois a dor altera nosso sistema neurológico e aumenta nossa percepção dolorosa tornando-a mais intensa e difusa.

Até recentemente não existia maneiras de intervir no cérebro sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Isto mudou com o desenvolvimento da técnica de Estimulação Magnética Transcraniana (EMT).

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma nova modalidade de tratamento capaz de estimular o cérebro através de um método indolor, não-invasivo e simples de ser aplicado, por meio de um campo magnético potente - similar ao de ressonância magnética - promove a ativação de neurônios ou sistemas neuronais desativados em função de diferentes patologias, como a depressão, por exemplo.

A dor crônica persistente é caracterizado por alteração neurológica do sistema cerebral onde certas regiões cerebrais responsáveis pela analgesia (alívio da dor) esta com diminuição de sua ativação, isto faz com que o nosso próprio sistema de controle da dor fique alterado em consequência a dor continua apesar do uso de medicações analgésicas.

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) têm a capacidade de ativar estas regiões cerebrais responsáveis pela analgesia e em consequência ocorre alívio da dor crônica do sistema neurológico, otimizando o que chamamos dentro da neurologia de via descendente do sistema de analgesia da dor.

Imagem abaixo publicada na revista médica de neurologia, Lancet Neurol 2007, demonstra as diversas áreas cerebrais possíveis de serem estimuladas por Estimulação Magnética Transcraniana (EMT):

EMT na dor.jpg

Sabe-se também que a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) estimula o neurotransmissor cerebral GABA, responsável pela inibição da dor. Medicações como a  Gabapentina também podem estimular o mecanismo de inibição do GABA, mas infelizmente com a medicação podem ocorrer efeitos indesejáveis como tonteira, sonolência e ganho de peso, isto ocorre porque a medicação utilizada por via oral é absorvida sistemicamente (todo o organismo), o que não ocorre com a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) que têm ação exatamente no local aonde se quer tratar, em conseqüência não se têm os efeitos colaterais indesejáveis da medicação oral.

Explicação das várias técnicas de neuroestimulação a qual inclui a Estimulação Magnética Transcraniana (imagem retirada da revista  Isto é,  Edição N°   2105 |  12.Mar - 21:00)

Estimulao Magntica Transcraniana na isto .jpg

A Clinica de Neurologia e Neuroestimulação da Clínica Higashi é pioneira nesta modalidade de tratamento no Rio de Janeiro. Para mais informações sobre Neurologia, Clínica de Dor e Estimulação Magnética Transcraniana fique a vontade em ligar para( 21) 34398999 (Rio de Janeiro). Acesse também nosso site www.estimulacaoneurologica.com.br/home.aspx.


Dr Rafael Higashi  - médico neurologista com certificação (fellow) em Clínica e Tratamento da Dor pela New York University Pain Management Center, EUA e coordenador do programa de neurologia e clínica de dor do Centro Médico Athenas Rio de Janeiro e Londrina.

Newsletter
Cadastrar