Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

Notícias

30/7/2015 CLÍNICA DE DOR E BLOQUEIO EPIDURAL PARA CONTROLE DA DOR DA HÉRNIA DE DISCO UMA OPÇÃO NÃO CIRURGICA
Bloqueio epidural para controle da dor e inflamação da hérnia de disco.

Hérnia de disco é uma condição na qual uma parte ou toda a porção central, gelatinosa de um disco intervertebral chamado de núcleo pulposo ( cartilagem fibrosa entre os corpos do ossos vertebrais) é deslizado através de uma parte frágil do disco intervertebral, pressionando a raiz do nervo o que leva a inflamação e dor local e irradiada fibrosa presente entre os corpos vertebrais.


Imagem ilustrativa demonstra (ao seu lado direito) uma hérnia lombar comprimindo o raiz e inflamando a raiz do nervo lombar, isto leva a um quadro de dor local e irradiada.

 inflamao da hernia de disco.png


A dor da hérnia de disco pode se localizar na região cervical com irradiação para o membro superior (hérnia de disco cervical) ou lombar ( hérnia de disco lombar ) com irradiação para o membro inferior.


A dor radicular da hérnia de disco lombar pode iniciar na lombar e irradiar para os membros inferiores.

dor radicular por hernia de disco.jpg
 


A primeira conduta a se fazer quando uma pessoa sofre de um quadro de dor irradiada é procurar ajuda do médico para que ele possa diagnosticar o problema. Caso o quadro de hérnia de disco é confirmado, o médico com experiência em exame neurológico e clínica de dor vai decidir se o caso é de tratamento cirúrgico ou clínico.


A cirurgia é somente indicada quando através do exame neurológico é evidenciada alterações motoras e sensitivas permanentes, isto ocorre, em somente 10% dos casos. Para a grande maioria dos casos de hérnia de disco, aproximadamente 90% dos casos, o tratamento não é cirúrgico, com repouso e medicação para controle da dor. Caso estas medidas não controle as limitações relacionadas a dor o bloqueio epidural com medicação esta indicado.


O bloqueio epidural é uma técnica especial de injeção realizado por médicos com experiência em clínica de dor, através de uma agulha especial consegue-se introduzir medicação antiinflamatória diretamente próximo a raiz no nervo inflamado para alívio imediato e a longo prazo da dor (figura 2).


Técnica de Especial de Injeção com bloqueio epidural (ou peridural) para controle da dor e inflamação:

bloqueio_epidural_lombar-foto_2.jpg

Video em inglês demonstrando a técnica do bloqueio epidural lombar


Em países de primeiro mundo como Estados Unidos o conceito de clínica de dor (Pain Managment Center) e técnicas especiais de injeção já é bem conhecido pela população e pelos médicos.
 

No Brasil, infelizmente a maioria dos procedimentos não cirúrgicos realizados em clínicas de dor como o bloqueio epidural e outras técnicas especiais de injeção não são de conhecimento da população e da maioria dos médicos, sendo assim, a grande maioria dos casos de dor, como da hérnia de disco, a qual se poderia ter controle com técnicas menos invasivas não o são por falta de conhecimento e divulgação. A maioria destes pacientes evoluem para dor crônica ou acabam a ser submetidos a cirurgia devido a falta de opção de outros tratamentos.
 

A Clínica de Dor da Clínica Higashi localizado no Rio de Janeiro e Londrina é pioneira na utilização de técnicas especiais de injeção no tratamento da dor da hérnia de disco e outros transtornos dolorosos agudos e crônicos, qual é coordenado por Dr. Rafael Higashi, médico neurologista com mestrado em neurologia e certificação em clínica de dor pelo New York University Pain Management Center (EUA).


Aula sobre dor lombar do Dr. Rafael Higashi, coordenador da Clínica de Dor da Clínica Higashi

 

Dor Lombar: Como iniciar o raciocínio médico ? from Rafael Higashi

Mais informações sobre Clínica e Tratamento da Dor: Telefone: (43) 33238744 em Londrina ou (21) 34398999 no Rio de Janeiro. 

 
 

Newsletter
Cadastrar