Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

Notícias

30/7/2015 Tratamento Avançado para Depressão: Efeito da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva no alívio da depressão
Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva é um um avanço no tratamento médico da depressão por ser um método não invasivo, indolor, não medicamentoso, seguro, eficaz e com efeito antidepressivo rápido.

Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva é um um avanço no tratamento médico da depressão por ser um método não invasivo, indolor, não medicamentoso, seguro, eficaz e com efeito antidepressivo rápido.

A imagem abaixo ilustra a aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana:

imagem de TMS(1).jpg

Pesquisas mais recentes têm demontrado que a depressão é caracterizada por áreas específicas cerebrais que estão em baixa atividade (hipoativas). A hipoatividade cerebral em áreas específicas cerebrais leva aos sintomas próprios da depressão como tristeza, disânimo, sentimento de culpa, pessimismo, dor no corpo e etc. O avanço da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva consiste em justamente ativar estas áreas cerebrais que estão hipoativas nas pessoas que sofrem de depressão (demonstração na figura abaixo).

magnetic device.jpg

O uso da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva na depressão esta indicada para aqueles pacientes que estão em uso, ou já fizeram uso de medicação antidepressiva mas não obtiveram alívio satisfatório dos sintomas, ou para aqueles que apesar de obterem boa resposta com a medicação antidepressiva, sentem os problemas dos efeitos colaterais da medicação como aumento de peso, dificuldade de concentração, queda da libido, conseqüências que alteram a vida social do paciente. Estes efeitos colaterais são muito mais comum com o aumento da idade.

A Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva pode ser um complemento do tratamento medicamentoso antidepressivo ou pode até mesmo substituir a medicação, mas cada caso deve ser avaliado em particular, levando em conta a saúde global e a necessidade de cada paciente.

O programa de neurologia avançada do Centro Médico Athenas é  pioneiro nesta modalidade de tratamento no Rio de Janeiro, a qual é coordenado por  Dr Rafael Higashi.

Dr. Rafael Higashi é neurologista (residência médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em neurologia pela Universidade Federal Fluminese e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia), em 2007 após completar treinamento em Estimulação Magnética Transcranianana no Instituto de Psquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP , criou e dirigiu o setor de Estimulação Magnética Transcraniana do Departamento de Neurologia do Hospital Naval Marcílio Dias - RJ, hospital da marinha referência em neurologia no Brasil. Em 2008 foi convidado pela New York University Pain Management Center, centro de referência em neurologia e dor em Manhattan, Nova York, para proferir aulas sobre o tema.

Assista abaixo reportagem sobre Estimulação Magnética Transcraniana Repetiva realizada no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP  no tratamento da depressão:

Assista a matéria do jornal da record sobre o tratamento da depressão com Estimulação Magnética Transcraniana:

Assista abaixo, explicação do Dr Rafael Higashi, coordenador do Programa de Neurologia Avançada do Centro Médico Athenas sobre Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva  no tratamento neurológico e da depressão.

Newsletter
Cadastrar