Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

BLOG - Dr Higashi

Postado em 30/1/2017
Metabolismo lento existe?
Existe a possibilidade do seu organismo estar acumulando gordura porque a sua queima é diminuída?


O médico nutrólogo, Dr. Rafael Higashi, afirma que sim.  Segundo ele é preciso entender que todas as pessoas tem uma taxa de queima calórica ou taxa metabólica de repouso (TMR). Se por exemplo sua TMR for alta significa  que você vc poderá consumir mais alimentos , ou seja, mas calorias, já ao contrário, caso sua TMR for lenta você terá que consumir menos quantidades de calorias pois o excesso de calorias se transforma no organismo em gordura acumulada.  Sobrepeso e a obesidade são o excesso de gordura acumulada em relação a massa muscular  e não propriamente o peso, entretanto, para um estudo estatístico é utilizado o peso dividido pela altura ao quadrado (IMC) como uma maneira estimativa para categorizar como sobrepeso (IMC  25 a 29) e obesidade (acima de 30) que muitas vezes é falha pois um atleta com muita massa muscular pode ser  classificada de acordo com o IMC como como sobrepeso ou obeso, entretanto, neste caso  o aumento de peso por  massa muscular , não tem nenhuma das complicações da obesidade. 


complicações de obesidade.jpg



A TMR pode fazer com que duas pessoas com o mesmo peso, o mesmo tamanho e as mesmas características comam a mesma coisa. O resultado será que quem tem metabolismo lento vai engordar, e a outra que tem o metabolismo mais acelerado não vai. Vários fatores podem influenciar na TMR por exemplo:


Pessoas que fazem atividade física regular entre 4 a 5 x na semana tem o metabolismo 30% acima da media, as pessoas tem idéia errada que o exercício físico regular somente aumenta o metabolismo durante o exercício, o aumento do metabolismo ainda permanece durante quase todo o dia. 


Hábitos alimentares também podem influenciar  na TMR. Se você consome muito carboidrato. O carboidrato é absorvido rápido e não exige muito do seu organismo para absorve-lo já no caso da proteina o organismo tem um trabalho maior para absorve-lo por isso aumenta  queima, isto não quer dizer que você deva comer apenas proteina, tudo tem um equilibrio. Também comer de 3 em 3 horas faz com que o organismo gaste mais para absorver o alimento aumentando a TMR. Certos tipos de alimento aumentam o metabolismo, como é o caso da cafeína e do chá verde.


Quedas hormonais do envelhecimento, a mulher por exemplo quando entra na menopausa é o momento em que o metabolismo também fica mais mais lento, podendo ficar até 40% mais lento, pois os hormônio femininos ajudam a aumentar a TMR e sua queda brusca como ocorre na menopausa prejudica a mulher manter o peso, a mulher continua alimentando e exercitando da mesma maneira mas começa engordar, esta é uma queixa comum das mulheres quando entram na menopausa.

Uma das relações hormonais mais comentadas nos dias de hoje é a diminuição do hormônio da tireóide. As pessoas falam que o metabolismo lento é tireóide. As vezes pode ser verdade mas na maioria das vezes não é, pois como apresentado acima vários outros fatores que influenciam o metabolismo.

 

Para saber se seu metabolismo é rápido, normal ou lento, existe um exame simples que pode ser feito no próprio consultório do médico chamado  de calorimetria indireta. Através da respiração o equipamento mede as trocas gasosas dando um número que equivale sua TMR. O resultado é o número da media que apresentou em 10 minutos. Este tipo de exame pode ser usado também em  CTI para ofertar calorias de maneira mais adequada em pacientes que estão inconscientes. 


Dr. Rafael Higashi medico nutrologo e neurologista.jpg
Dr. Rafael Higashi , médico nutrólogo e neurologista da Clínica Higashi

Mais informações sobre nutrologia e qualidade de vida: 21-34398999 ( Clínica Higashi Rio de Janeiro) e 43-33238744 ( Clínica Higashi Londrina).



Ver comentários ( )

  • 20/5/2017
    JimmiXzSq
    CGvwBT http://www.LnAJ7K8QSpkiStk3sLL0hQP6MO2wQ8gO.com
  • 19/5/2017
    JimmiXzSq
    kg9tzq http://www.LnAJ7K8QSpkiStk3sLL0hQP6MO2wQ8gO.com
  • 19/5/2017
    JimmiXzSq
    U6rSqY http://www.LnAJ7K8QSpkiStk3sLL0hQP6MO2wQ8gO.com
  • 18/5/2017
    JimmiXzSq
    ZEEjkG http://www.LnAJ7K8QSpkiStk3sLL0hQP6MO2wQ8gO.com
Ocultar comentários
Sobre Dr. Higashi
O Blog Dr. Higashi é formado pelos três diretores médicos da Clínica Higashi composto por Dr. Tsutomu Higashi, médico com master na ciência do anti-aging, Bacharel em Medicina Ortomolecular e patologista clínico, Dr. Rafael Higashi, mestre em medicina com especialidade em neurologia e nutrologia e Dr. Leonardo Higashi médico especialista em clínica médica, endocrinologia e nutrologia. O objetivo do Blog é trazer informação sobre medicina e qualidade de vida, através de uma visão global do organismo.
clinica Higashi.jpg
Categorias
  • >> Posts 2017
  • >> Posts 2014
  • >> Posts 2013
  • >> Posts 2012
  • >> Posts 2011
  • >> Posts 2010
  • >> Posts 2009


Compartilhar:
Newsletter
Cadastrar