Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

BLOG - Dr Higashi

Postado em 9/5/2011
Hipotiroidismo e o envelhecimento
Medicina Ortomoleccular: o hipotiroidismo acelera o processo de envelhecimento.

O hipotireoidismo é uma síndrome clínica resultante de uma deficiência dos hormônios da tireóide, que resulta em uma diminuição dos processos metabólicos.  A deficiência de hormônio da tireóide afeta praticamente todos os tecidos do corpo.


Em adultos, os sintomas mais comuns incluem fadiga, intolerância ao frio,  modesto ganho de peso devido à retenção de líquidos, constipação, ciclos menstruais intensos (nas mulheres) e dores musculares. Alguns pacientes podem também queixar-se da pele seca, queda de cabelo, falta de memória e concentração, e humor deprimido. Ao exame físico a pessoa com hipotiroidismo pode ter inchaço no rosto e nas mãos, cabelos grossos secos; reflexos profundos diminuidos, rouquidão, bradicardia, palidez e frieza afetiva.

 

 

O hipotireoidismo pode ser classificado como primário, secundário ou sub-clínico. Uma das causas mais comum de hipotireoidismo primário é tireoidite de Hashimoto, um processo auto-imune que ataca a glãndula  tireóide. Outras causas comuns de hipotireoidismo primário incluem  o uso de remédios como amiodarona, lítio, interferon alfa, a ingestão excessiva de iodeto, terapia com iodo radioativo para a doença de Graves; seqüela  de cirurgia para retirada da tireoide (tireoidectomia). O hipotireoidismo secundário é causada por problemas da hipófise (glândula que estimula a glândula tireoide a produzir hormônio) , este tipo de problema ocorre quando em casos de tumor na hipófise, radiação ou destruição da hipófise outros. 

 

Dentro da medicina ortomolecular hormônio da tireóide assim como outros hormônios são avaliados de maneira rotineira para saber se existem algum grau de deficiência clínica ou subclínica, pois a diminuição do hormônio da tireóide acelera o processo do envelhecimento e a qualidade de vida do indivíduo.

Dr. Rafael Higashi, mestre em medicina e médico nutrólogo e neurologista

Ver comentários ( )

Ocultar comentários
Sobre Dr. Higashi
O Blog Dr. Higashi é formado pelos três diretores médicos da Clínica Higashi composto por Dr. Tsutomu Higashi, médico com master na ciência do anti-aging, Bacharel em Medicina Ortomolecular e patologista clínico, Dr. Rafael Higashi, mestre em medicina com especialidade em neurologia e nutrologia e Dr. Leonardo Higashi médico especialista em clínica médica, endocrinologia e nutrologia. O objetivo do Blog é trazer informação sobre medicina e qualidade de vida, através de uma visão global do organismo.
clinica Higashi.jpg
Categorias
  • >> Posts 2017
  • >> Posts 2014
  • >> Posts 2013
  • >> Posts 2012
  • >> Posts 2011
  • >> Posts 2010
  • >> Posts 2009


Compartilhar:
Newsletter
Cadastrar