Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

BLOG - Dr Higashi

Postado em 1/12/2009
Medicina Antienvelhecimento
A influência hormonal na saúde cerebral

Ja se sabe há muitos anos da diminuição do risco das doenças do envelhecimento como a osteoporose e infarto quando o envelhecimento feminino ou masculino é acompanhado de reposição hormonal correta, mas pouca informação é divulgada em relação a influência hormonal na memória e na diminuição do risco de desenvolver a Doença de Alzheimer.

Apartir dos 30 anos de idade existe a nível cerebral uma perda neuronal progressiva dita como fisiológica na ordem de 10 a 100.000 neurônios por dia e quando comparamos o cérebro de uma pessoa de  30 anos com uma pessoa de 60 anos esta perda de neurônios já é nítida em exames de imagem cerebral como ressonância magnética de crâneo, aonde é evidênciado uma diminuição do volume cerebral, não coinscidentemente apartir dos 30 anos de idade ocorre também queda progressiva dos nossos hormônios, com 60 anos temos, em média, 50% a menos de hormônios comparado aos 30 anos.

“Existem em nosso cérebro, receptores hormonais que são estimulados pelos nossos hormônios, quando este estímulo é diminuido pela queda hormonal ocorre o favorecimento da perda de neurônios relacionado ao  envelhecimento. Podemos exemplificar comparando o cérebro a um músculo que deve ser sempre estimulado para melhora da sua função”, explica Dr. Rafael Higashi, neurologista com mestrado e certificação em Age Management Medicine pelo Cenegenics Medical Institute, EUA.

Um estudo realizado nos Estados Unidos pela Johns Hopkins University  e posteriormente publicado em 2001 na prestigiada revista neurology,  acompanhou 2.073 mulheres na pós menopausa e verificou uma diminuição significativa na incidência de Alzheimer para aquelas mulheres que estavam fazendo ou fizeram uso de reposição hormonal, esta proteção demonstrada no estudo fica ainda mais evidente com o aumento da idade aonde outros fatores de reserva e proteção neural já estão deficiêntes.

 “É importante ressaltar que a modulação hormonal dever ser feita sempre respeitando a fisiologia normal do organismo, com a utilização de hormônios bioidênticos,  que são hormônios com estrutura molecular idêntica aos hormônios produzidos pelo nosso organismo. ” explica Dr. Tsutomu Higashi, médico ortomolecular  com master na ciência do Anti-aging pela Universidade Paulista.

Aonde ter mais informações?

Clínica Higashi: (43)33238744 em Londrina ou (21)34398999 no Rio de Janeiro.

Ver comentários ( )

Ocultar comentários
Sobre Dr. Higashi
O Blog Dr. Higashi é formado pelos três diretores médicos da Clínica Higashi composto por Dr. Tsutomu Higashi, médico com master na ciência do anti-aging, Bacharel em Medicina Ortomolecular e patologista clínico, Dr. Rafael Higashi, mestre em medicina com especialidade em neurologia e nutrologia e Dr. Leonardo Higashi médico especialista em clínica médica, endocrinologia e nutrologia. O objetivo do Blog é trazer informação sobre medicina e qualidade de vida, através de uma visão global do organismo.
clinica Higashi.jpg
Categorias
  • >> Posts 2017
  • >> Posts 2014
  • >> Posts 2013
  • >> Posts 2012
  • >> Posts 2011
  • >> Posts 2010
  • >> Posts 2009


Compartilhar:
Newsletter
Cadastrar