Postado em 1/12/2013, por Andrea Nunes Higashi
Nutrologia, Ortomolecular e Medicina Antienvelhecimento
Seis perguntas que todos querem saber sobre antienvelhecimento.

1-Quais as novidades em tratamentos estéticos relacionados a gordura localizada, celulite, estrias e flacidez? R: Para gordura localizada a ultima novidade é uma substancia chamada de lipossomas de girassol que uma substancia que causa lipólise (quebra de gordura) que pode ser injetada no local de tratamento, e o ultrassom cavitacional um aparelho que também faz lipolise pela ondas ultrassonicas porem de uma forma mais profunda do quando comparado com as atuais, já para o tratamento da celulite e flacidez temos a radiofreqüência tripolar (accent,hertix,e outros) que aquece os tecidos de forma mais profunda em altíssimas temperaturas aumentando a produção de colágeno. Para estrias a carboxiterapia aquecida é um ótimo tratamento que consiste na injeção de gás carbônico medicinal no local das estrias, alem de fatores de crescimento e laser que podem ser aplicados no local também.

2-Muito se fala em emagrecimento e perda de peso. Qual a dica para emagrecer de maneira saudável e eficaz? R: Para emagrecer de forma eficaz e saudável primeiro precisamos combater as causas do aumento de peso ou que dificultam o emagrecimento, o balanço hormonal é muito importante, porque existem hormônios que ajudam a engordar( que precisam ser diminuídos), e hormônios que ajudam a emagrecer ( que muitas vezes estão deficientes ou insuficientes), a flora intestinal (bactérias intestinais) precisa estar saudável porque é um dos motivos de aumento de peso ,ou seja, uma flora intestinal alterada ocorre maior extração de calorias dos alimentos e também ativam os genes da obesidade, regular o centro do apetite e da saciedade e aumentar o gasto energético que podem ser usados desde nutrientes e ate medicamentos, aliado sempre com a atividade física voltada para o emagrecimento ou seja na freqüência cardíaca alvo para gasto energético, e uma dieta equilibrada principalmente com alimentos com baixo índice glicêmico (alimentos que não elevam tão rápido a glicose sanguínea) evitando o pico de insulina que um hormônio extremamente anabólico(faz ganhar peso), ter uma boa qualidade do sono é muito importante para a liberação hormonal do gh (hormônio que ajuda queimar gordura), e controle do stress evitando assim a secreção de hormônios que ajudam a engordar como o cortisol.

3-Rugas e sinais de expressão também preocupam muito nesta época do ano. Como a medicina pode ajudar neste sentido? R: Existem desde tratamentos modernos para tratamento de rugas e sinais de expressão com aplicação de celulas-tronco, plasma rico em plaquetas, radifrequencia, laser, fatores de crescimento facial, peelings, até tratamentos para evitar ou retardar o processo de envelhecimento que é o tratamento anti-aging, através da suplementação nutricional correta, modulação hormonal, aliada a um plano alimentar do tipo mediterranea e exercícios físicos da forma correta.

4- O que é a medicina anti-aging e como funciona o tratamento?R: Anti-aging é uma nova área da medicina ao qual estuda as causas do envelhecimento com o objetivo de retardar o nosso relógio biológico, isto não quer dizer que a pessoa não vai envelhecer, mas sim envelhecer com mais qualidade de vida. Entre as causas de envelhecimento podemos citar o stress oxidativo ( aumento dos radicais livres), glicação , inflamação, queda hormônal, e tambémo encurtamento do telomero( ponta do cromossomo). A medicina anti-aging objetiva modificar os fatores de envelhecimento através da reposição hormonal com meios mais fisiológicos e naturais, principalmente com o uso de hormônios bioidenticos, sempre aliado a uma alimentação correta, exercício físico equilíbrado, visando uma melhor qualidade de vida para um envelhecimento digno.

5- O programa de rejuvenescimento facial faz parte da medicina anti-envelhecimento ou trata-se de tratamentos distintos? R: Existem 2 tipos de anti-aging : uma trata somente a parte estética com procedimentos específicos para isto e a outra busca o equilibrio de seu organismo para um melhor funcionamento global do seu organismo, ou seja, de dentro para fora, o ideal para quem quer ter um resultado mais eficaz e duradouro é fazer os 2 em conjunto.

6- Como funciona o programa e quais as técnicas mais usadas no tratamento para amenizar as consequencias do envelhecimento? R: O tratamento sempre começa com uma consulta detalhada, um bom exame físico, exames funcionais para saber como esta o funcionamento do organismo, um check up hormonal e inflamatório completo. Após a consulta, exame físico e exames laboratoriais será indicado um plano completo desde a parte alimentar, exercício físico, suplementos nutricionais e reposição hormonal (quando necessário).

Autor : Dr Leonardo Higashi - nutrólogo, endocrinologista e ortomolecular da Clínica Higashi

 
 
 
     
 
 Sobre o Centro Médico Athenas
Localizado na região de hospitais e clínicas de Londrina e Rio de Janeiro, a Clínica Higashi é um centro médico privado de excelência na área de saúde, como antienvelhecimento, ortomolecular, obesidade, clínica da dor e neurologia.

Situado en la region de hospitales y clinicas de Londrina y Rio de Janeiro, la Clínica Higashi és un centro médico privado de excelencia en la salud, como antienvejecimiento, ortomolecular, la obesidad, la clínica del dolor y neurología.
 
 
 Tópicos Recentes
 
 Links Interessantes
 
 Faça Parte! Visite!
Comunidade no Centro Médico Athenas no Facebook
 
 
 
© 2009 Centro Médico Athenas - Todos os Direitos Reservados
Blog Centro Médico Athenas