Postado em 1/12/2009, por Dra Andrea Nunes
Medicina Antienvelhecimento
A influência hormonal na saúde cerebral

Ja se sabe há muitos anos da diminuição do risco das doenças do envelhecimento como a osteoporose e infarto quando o envelhecimento feminino ou masculino é acompanhado de reposição hormonal correta, mas pouca informação é divulgada em relação a influência hormonal na memória e na diminuição do risco de desenvolver a Doença de Alzheimer.

 Apartir dos 30 anos de idade existe a nível cerebral uma perda neuronal progressiva dita como fisiológica na ordem de 10 a 100.000 neurônios por dia e quando comparamos o cérebro de uma pessoa de  30 anos com uma pessoa de 60 anos esta perda de neurônios já é nítida em exames de imagem cerebral como ressonância magnética de crâneo, aonde é evidênciado uma diminuição do volume cerebral, não coinscidentemente apartir dos 30 anos de idade ocorre também queda progressiva dos nossos hormônios, com 60 anos temos, em média, 50% a menos de hormônios comparado aos 30 anos.

“Existem em nosso cérebro, receptores hormonais que são estimulados pelos nossos hormônios, quando este estímulo é diminuido pela queda hormonal ocorre o favorecimento da perda de neurônios relacionado ao  envelhecimento. Podemos exemplificar comparando o cérebro a um músculo que deve ser sempre estimulado para melhora da sua função”, explica Dr. Rafael Higashi, neurologista com mestrado e certificação em Age Management Medicine pelo Cenegenics Medical Institute, EUA.

Um estudo realizado nos Estados Unidos pela Johns Hopkins University  e posteriormente publicado em 2001 na prestigiada revista neurology,  acompanhou 2.073 mulheres na pós menopausa e verificou uma diminuição significativa na incidência de Alzheimer para aquelas mulheres que estavam fazendo ou fizeram uso de reposição hormonal, esta proteção demonstrada no estudo fica ainda mais evidente com o aumento da idade aonde outros fatores de reserva e proteção neural já estão deficiêntes.

 “É importante ressaltar que a modulação hormonal dever ser feita sempre respeitando a fisiologia normal do organismo, com a utilização de hormônios bioidênticos,  que são hormônios com estrutura molecular idêntica aos hormônios produzidos pelo nosso organismo. ” explica Dr. Tsutomu Higashi, médico ortomolecular  com master na ciência do Anti-aging pela Universidade Paulista.

Aonde ter mais informações?

Fique a vontade para ligar para o Centro Médico Athenas pelos telefones (43)33238744 em Londrina ou (21)34398999 no Rio de Janeiro e obter mais informações.

 
 
Postado em 16/11/2009, por Dr. Andrea Nunes
Tratamento da Fibromialgia
Avanços no Tratamento da Fibromialgia.

 

Introdução ao Hormônio GH

 

O hormônio de crescimento também denominado de GH (Growth Hormone) recebeu esta denominação por ter sido inicialmente descoberto  como causa da falta de crescimento em crianças, ou seja, crianças que apresentavam deficiência deste hormônio não cresciam o suficiênte.

Hoje, entretando, a deficiência do hormônio GH no adulto também têm demonstrado uma série de sintomas clínicos como aumento da gordura abdominal, diminuição do humor e qualidade de vida, osteoporose, perda da força e memória.

“Muitos sintomas antes relacionados ao próprio envelhecimento hoje já se sabe que é conseqüência da diminuição do GH no adulto” é o que alerta Dr. Leonardo Higashi, médico ortomolecular e endocrinologista com treinamento em anti-aging no Estados Unidos.

 

Fibromialgia e Hormônio GH

Estudos realizados em pacientes com fibromialgia mostraram que uma parte dos pacientes com fibromialgia tinham níveis de GH no limite inferior quando comparado com pacientes normais, após a reposição  do GH muitos dos sintomas da fibromialgia demonstraram melhora significativa.

“A reposição com GH pode ser uma opção terapêutica muito útil para pacientes que sofrem com a fibromialgia desde que seja corretamente indicado  e associado a mudanças no estilo de vida”, é o que afirma Dr. Rafael Higashi, neurologista com  certificação em dor pela Universidade de Nova York e Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor.

 

Aonde ter mais informações ?

Fique a vontade para ligar para a Clínica da Dor do Centro Médico Athenas pelos telefones (43)33238744 em Londrina ou (21)34398999 no Rio de Janeiro.

 
 
Postado em 13/11/2009, por Dr. Rafael Higashi
fibromialgia
O que é Fibromialgia?

Veja, abaixo, video explicativo sobre, o que é Fibromialgia ?

 
 
Postado em 26/10/2009, por Rafael Higashi
medicina da dor
Fibromialgia é uma doença real.

Durante muitos anos, pessoas que sentiam dor pelo corpo, além de cansaço, tristeza, dormência nas mãos, tonteira, alteração da memória, eram considerados pessoas com problemas puramente psicológicos, hoje, entretanto, estudos demonstram que estas alterações fazem parte de uma doença chamada de fibromialgia.

Com o avanço da medicina descobriu-se que a fibromialgia tem um componente genético associado a 3 alterações: alterações neuroendocrinológicas (substâncias que modificam o nosso organismo), alterações de neurotransmissores (substâncias que modificam o nosso cérebro) e disfunção neurosensorial (alteração no sistema neurológico de sensibilidade a dor). Estas três alterações que são herdadas geneticamente, costumam manifestar-se em uma pessoa após um trauma emocional ou físico.

O que se sabe hoje é que o trauma físico ou emocional tem importância fundamental no início dos sintomas da fibromialgia, provavelmente por acentuar um desequilíbrio neuro químico e hormonal já existente no organismo da pessoa.

É importante saber que hoje já existe tratamento para controle da fibromialgia e que este tratamento deve ser feito em conjunto por uma equipe multidisciplinar de médicos e outros profissionais na área de saúde, com certificação em clínica de dor, e de preferência em centros com estrutura e conhecimento necessário para controle desta doença.

Para mais informações fique a vontade para ligar e conversar diretamente comigo ou com um profissional de nossa equipe pelo telefone 43-33238744 (Londrina) ou 21-34398999 (Rio de Janeiro). Veja também o nosso vídeo explicativo sobre fibromialgia: www.youtube.com/watch
Algomêtro: aparelho auxiliar para diagnóstico médico de Fibromialgia
                                 Algomêtro: aparelho que ajuda a diagnosticar a Fibromialgia
Dr. Rafael Higashi é médico neurologista com especialização em dor pela Universidade de Nova York e membro da equipe da Clínica da dor do Centro Médico Athenas de Londrina e Rio de Janeiro.
 
 
 
1 | 2 | 3 | 4
 
 
     
 
 Sobre a Clínica Higashi
Localizado na região de hospitais e clínicas de Londrina e Rio de Janeiro, a Clínica Higashi é um centro médico privado de excelência na área de saúde, como antienvelhecimento, ortomolecular, obesidade, clínica da dor e neurologia.

Situado en la region de hospitales y clinicas de Londrina y Rio de Janeiro, la Clínica Higashi és un centro médico privado de excelencia en la salud, como antienvejecimiento, ortomolecular, la obesidad, la clínica del dolor y neurología.
 
 
 Tópicos Recentes
 
 Links Interessantes
 
 Faça Parte! Visite!
Comunidade no Centro Médico Athenas no Facebook
 
 
 
© 2009 Centro Médico Athenas - Todos os Direitos Reservados
Blog Centro Médico Athenas